quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Rio Gallegos a Ushuaia

Como vocêis ja sabem não dormimos em Rio Gallegos e sim em Puerto San Julian, uma cidadezinha muito agradavel. No dia 10/02 saimos logo pela manha, andamos uns 350km e paramos para almoçar em Rio Gallgos, aproveitamos para passer na Renault e verificar as condições do carro, felizmente descobrimos que só tinhamos que trocar a luz da placa e o vidro que a protegia, porém lá não tinha( ainda bem que levamos no nosso kit, só falto o vidrinho ). De R. Gallegos andamos mais 65km até chegar na Aduana de Monte Aymond, após esperamos 2h na fila fomos atendidos. Porém nos informaram que devido ao estado da identidade do Vô Nondas ele não poderia sair da Argentina nem entrar no Chile. Tentamos convencelos a deixarem ele passar contando que a identidade foi lavada em P. Madryn( a versão original criaria mais problemas ), mas mesmo assim não permitiram. Tivemos que tomar uma decisão rápida: vamos dividir a equipe! Allan e Vô Nondas iriam para El Calafate ja fazendo os passeios que fariamos lá, enquanto isso o resto continuaria para Ushuaia. Mas como eles iriam para El Calafate? Estavamos entre o nada e o lugar nenhum. Tivemos que voltar e deixalos na rodoviaria de R. Gallegos, nossa sorte foi ter comprado 2 celulares pré pagos em BA, assim mesmo distantes poderiamos nos comunicar. Com isso perdemos muito tempo e como fomos informados que demoraria 4h para chegarmos ate a balsa e não daria tempo de pegar a ultima, então decidimos dormir por ali mesmo. Com muito custo achamos uma pousada e fomos jantar, não recordo do nome, mas a comida estava muito boa, assim como o vinho e o atendimento. Para chegar o mais cedo possivel em Ushuaia levantamos cedo no dia seguinte, andamos novamente os 65km até a Aduana e tivemos que enfrentar mais 2h de espera. Andamos 80km até a balsa e descobrimos que não demorariamos 4h para chegar ate a balsa, no dia anterior quando saimos da Aduana quase não tinha mais fila e a estrada é ótima ate lá. Chegamos a tempo para pegar a primeira balsa( que sai as 9 horas e que no verão atravessa até as 01:00 da manha, mas não deixe de se informar sobre o horário antes ). Andamos mais 210km ate Rio Grande, onde 80km são asfaltado e 130km de ripio, não tenham medo de ariscar, é possivel andar tranquilamente pela estrada. E claro, em San Sebastian passamos pela Aduana para sair do Chile e entar na Argentina, só que dessa vez foi bem rápido. Em R. Grande paramos para comer, mas foi uma perca total de tempo, não encontravamos restaurante e quando achamos o atendimento foi demorado, alem de que a Renault estava fechada. De lá foram mais 210km até Ushuaia, nos ultimos 100km a paisagem começa mudar, é tudo muito lindo. Acabamos chegando tarde, fomos ao Museo del Fim do Mundo e a antiga casa do governo, demos uma volta pela costanera e fomos procurar um hotel. Praticamente todos estavam cheio, mas achamos um hotel bem arrumadinho e descreto. O clima estava agradavel, mas enquanto nos arrumavamos para jantar choveu e deu uma esfriadinha. Na cidade ha varios restaurantes, escolhemos um que havia frutos do mar, estava ótima a comida.

Guanacos
                                         Amanhecer em um dos lugares mais austral do mundo