domingo, 19 de fevereiro de 2012

Puerto Natales a Cerro Castilo

Para aproveitar ao maximo Torres del Paine no dia 13/02 saimos o mais cedo possivel, porém não fomos os unicos, acho que o albergue todo levantou para ir ao parque. De P. Natales a Portaria Laguna Amarga foram mais ou menos 150km passando por Cerro Castilho, tivemos que parar para perguntar e mais uma vez fomos bem informados, a cinalização é muito fraca. No parque há uma competição entre a Portaria Sarmiento e a Laguna Amarga para ver qual é a mais bonita, mas creio que ambas são lindas. Na portaria pagamos 15.000 pesos chilenos por pessoa( aprox. 58 reais, menor não paga ). Por conta do atraso em Ushuaia tivemos que cortar 1 dia em T. del Paine para ficar em dia com o roteiro, por isso optamos fazer o circuito da base das torres, que sai do Hostel Las Torres. Como sempre tivemos uma incrivel sorte de pegar um belo dia ensolarado, onde nenhuma nuvem encobria as torres, para o pessoal de apoio do parque foi um dia atipico. Andamos 4,5km( de subida ) até o Acampamento Chileno, onde paramos para fazer nosso primeiro lanche, a temperatura varia o tempo todo comforme você anda. Apesar de que fazia um belo dia de sol é recomendado sempre ir bem agasalhado( as temperaturas mudam bruscamente ), levar capa de chuva, ir com sapato adequado para trekking, levar comida e muita água. Do acampamento foram mais 4,5km até a Base de las Torres ( com muita subida, pedra e nevasca ), porém só eu e o Luciano chegamos lá, a Rose desistiu faltando menos de 2km. A vista é simplesmente maravilhosa, todo o esforço foi recompensado. Fizemos um rápido lanche de baixo da nevasca e logo começamos a descer, o caminho era longo. Encontramos a Rose no Acampamento Chileno e novamente paramos para um lanche. Os 4,5km finais foram bem puxado, você anda, anda e anda e parece que não chega nunca. Assim que nós tres nos juntamos no estacionamento fomos abordados por um jovem casal que pedia carona para a portaria, e claro, demos carona. Descobrimos que o casal chileno estava caminhando 8 dias pelo parque fazendo o Circuito W, gostei de saber, pois pretendo fazer esse percurso com o Allan em uma próxima viagem. Antes de sairmos do parque passamos na administração para saber até que horas o Passo( fronteira do Chile para a Argentina ) ficaria aberto e nos informaram que fechava as 20h, como não queriamos perder tempo nos arriscamos a ir para El Calafate na Argentina, mas tivemos que dormir em Cerro Castilo, que era onde ficava o Passo. Chegamos tarde, mas com muito custo conseguimos um hotel, a cidade era minuscula, só tinha dois hoteis. O hotel, antigamente era uma casa de um barão, tudo muito grande e no estilo provençal, tudo parecia ter cido tirado de um filme de terror, até a luz acabou( a eletricidade da cidade era a base de gerador, então meianoite a luz acaba e só volta as 6:00 ).

Caminho para Torres del Paine

Laguna Amarga

Mirador da base das torres

As paisagens são maravilhosas...assim que possivel postarei o resto.